EVOLUÇÃO DE MARCA
Quarta, 20 de Junho de 2012
ALPHAVILLE
Como um ferrenho crítico que sempre fui da marca ALPHAVILLE, devo agora, por obrigação elogiar a nova marca desenvolvida pela FUTURE BRAND.

Graças a Deus conseguiram mostrar para eles que simplesmente vender terrenos caros em áreas privilegiadas não basta, e que uma boa marca é sim, muito importante.

A nova marca não reinventa a roda, não rompe paradigmas e nem dita tendências, mas cumpre o seu papel com maestria. E o melhor, oferece ao cliente algo muito maior do que ele esperava.

Pelo jeito, ganharam todos, o ALPHAVILLE, um bela identidade e a FUTURE, uma beeeeela grana, rerere...
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 11:23 AM   comentários [ 0 ]
Quinta, 26 de Abril de 2012
MULTISHOW
Nova marca do MULTISHOW.

1 - Gostei da mudança da marca
2 - não gostei da manutenção do slogan
3 - Não gostei da manutenção do tipo script no slogan (combinava com a marca monstrenga da elipse, não com essa)
4 - Nova paleta de cores, ok
5 - Novos tipos bold, ok (ponto pra a abertura e fechamento da palavra MULTISHOW usando o mesmo "M" invertido), muito show, rerere...

Enfim, tenho outros pontos de vista, mas futuramente talvez discorra sobre eles em algum artigo.

Por hoje é isso.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 11:03 AM   comentários [ 1 ]
Quinta, 02 de Fevereiro de 2012
DC COMICS
Quando vi esta nova marca da DC COMICS eu pensei:

Putamerda, queria ter tido essa idéia!

Rerere, invejinhas a parte, achei sensacional esta mudança. Já percebi pela repercussão, que não agradou a muita gente, mas acredito que muito dessa sensação negativa tenha a ver com o conservadorismo do pessoal "Old School" (grupo no qual me insiro), mas pouco a pouco esta barreira será quebrada. Motivos não faltam para isso e abaixo listo alguns:

MODERNIDADE
Em época de tablets, smartphones e outros tantos gadgets, que facilitam muito as novas aplicações gráficas de uma marca, ficar apegado a uma estética baseada em brasões, selos ou escudos num universo que não é "retrô", acho burrice.

DINAMISMO
A vivacidade e versatilidade que a nova marca transmite salta aos olhos, ao descortinar o "D" para cada nova revelação aplicada no "C" a marca remonta a sua identidade a cada exposição, sempre diferente, sempre viva, sempre adequada ao seu meio.

CORAGEM
Ao contratar a LANDOR ASSOCIATES, a DC mostrou coragem e atitude para romper com antigos padrões estéticos e comportamentais. Aqui a união fez com que surgisse um produto inovador, cativante, cosmopolita, alegre - sem ser alegórico, enfim, beleza e adequação.

Poderia citar mais motivos, mas farei isso no meu próximo artigo da PUBLISH. A propósito, só para não parecer que tudo são flores, algumas pérolas que ouvi e li por aí sobre a marca:

- Parece um copo de iogurte visto de cima
- Parece uma latinha de cerveja vista de cima...

E por aí vai.


 
Publicado por Marcelo Tomaz às 09:18 AM   comentários [ 1 ]
Quarta, 30 de Novembro de 2011
KATHMANDU
Belíssima evolução de marca desenvolvida pela STRATEGY BRANDING.
Achei sensacional.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 09:02 AM   comentários [ 0 ]
Quarta, 30 de Novembro de 2011
C&A
Curioso observar como modernizações de marca normalmente:

. Retiram volumes, brilhos e serifas das marcas que tem
. Aplicam volumes, brilhos e serifas nas marcas que não tem

Espiem só.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 08:56 AM   comentários [ 0 ]
Quarta, 30 de Novembro de 2011
PERSONAL
Isso sim é o que chamo de evolução de marca. Os hermanos não só pensaram numa evolução estética, como também numa conceitual. Trocar aquela marca horrenda, que mal assinava em PDVs com dignidade por estas versões "Personalizadas" foi simplesmente MA-TA-DOR.

PERSONAL > PERSONALIDADE > ÍMPAR > DIFERENTE > DIVERSO = VOCÊ.

Cada assinatura transmite uma personalidade, um humor, uma alma.

Clap, clap, clap...

GOS-TEI.
 
Publicado por Marcelo Tomaz às 08:46 AM   comentários [ 0 ]
Quarta, 30 de Novembro de 2011
PORTLAND ART MUSEUM
Achei um pouco forçada a "sacadinha" da leitura secundária da palavra ART, mas a marca anterior também não oferecia nada de genial, então ponto para a nova, e sigamos em frente.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 08:33 AM   comentários [ 0 ]
Sexta, 04 de Novembro de 2011
ANHANGUERA
Nova marca.

A princípio me pareceu a mesma receita de bolo de sempre. Arredonda-se cantos que antes eram quadrados, transforma-se preto em cinza, clareia-se o laranja para o conjunto ficar mais suave, enfim...

Não vi nada de novo por aqui não.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 08:59 AM   comentários [ 5 ]
Quarta, 21 de Setembro de 2011
HEINEKEN
A HEINEKEN mudou a marca.
Escritório holandês VBAT.
Escritório holandês, cerveja holandesa.
Nada mais justo.

Sobre o resultado?
Eu curti.
Acho que a estrela poderia continuar com aquela massa de cor vermelha.
Tudo bem em cortar uma parte dela, mas eu deixaria a massa de cor intacta.

Tipografia?
Muito boa, eu testaria as espessuras do "I" e as do "N" com o mesmo peso para ver no que daria, concordando com o comentário do Fábio Rivaben.

Cores?
Seis por meia-dúzia.

Conjunto?
Rejuvenesceu demais.
Se era a intenção, BINGO!

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 11:05 AM   comentários [ 3 ]
Quarta, 21 de Setembro de 2011
NEXTEL NII
NEXTEL e a holding NII.

 
Publicado por Marcelo Tomaz às 08:50 AM   comentários [ 2 ]
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